A PRIMEIRA LIÇÃO


“Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes” João 13.17

O Senhor Jesus reservou sua última noite de ministério terreno para uma conversa muito especial com os seus apóstolos. Na agenda uma variedade de assuntos da mais alta importância. Reunidos em um cenáculo devidamente preparado para a celebração da Páscoa, sem a interferência das grandes multidões, somente com o Mestre e seus discípulos, os assuntos foram pacientemente abordados.

O costume da época requeria a presença de um servo para lavar os pés dos participantes da refeição que oportunamente seria servida. Precisamos lembrar que as pessoas percorriam consideráveis distâncias a pé em ruas completamente empoeiradas. Alguém da equipe precisava tomar a iniciativa de fazer aquele trabalho, porém, nenhum dos discípulos se prontificou.

Conhecendo os corações envoltos em orgulho, o Senhor Jesus “deitou água na bacia e passou a lavar os pés dos discípulos”. Sua atitude causou um profundo espanto nos presentes. Jesus ensinou de forma prática que no Reino de Deus, diferente do mundo, é mais importante servir do que ser servido. Seu exemplo deveria ser seguido por todos (Jo 13.14). A importância de um comportamento pautado pela humildade foi a primeira lição da noite. Como seguidores de Jesus devemos servir ao nosso próximo com humildade sem esperar qualquer recompensa ou elogio.