CONSELHO DE HINOLOGIA, HINÓDIA E MÚSICA DA IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL


Criado em 1999, o CHHM visa, em primeiro lugar, unir a denominação e servi-la nacionalmente conforme suas necessidades em assuntos relacionados ao ministério de música. 
O CHHM tem buscado ações que possibilitem que o ministério de música da IPB alcance o seu verdadeiro e real valor dentro da liturgia e, da mesma forma, para que os ministros de música entendam este valor. Para tanto, procura manter seu foco principal na realização de simpósios de música, seminários, palestras e debates sobre os temas “A Música na Igreja”, “O Culto Reformado” e “O Músico como Adorador” em diferentes regiões do Brasil. 
Iniciativas igualmente tem sido tomadas para divulgar o trabalho do CHHM na IPB em âmbito nacional, na busca da ampliação da divulgação dos princípios bíblicos que preconiza dentro do culto reformado. 
Neste tempo em que há uma massiva oferta de diversos estilos musicais, entre cantores e grupos, há que se tomar especial atenção à música que tem sido oferecido nos cultos da Igreja Presbiteriana. O grande volume de CDs lançados e divulgados de forma ostensiva na mídia, se de um lado faz com que seja necessário redobrar a atenção quanto às escolhas musicais, com maior orientação bíblica dentro da tradição reformada no que tange à música, por outro lado mostra também a necessidade de prover a igreja com opções de músicas com bom conteúdo teológico e de qualidade. Nem sempre o que é divulgado pela mídia representa o “novo cântico” mencionado no Salmo 33:3. Assim, é necessário haver equilíbrio e critérios de avaliação para que a IPB, como denominação em geral, possa ter um serviço de música condizente com os princípios bíblicos que preconiza:
Uma vez que a Igreja pertence ao Senhor, logo, os cultos são para o Senhor; a mensagem pregada é a Palavra do Senhor; as músicas são para a glória do Senhor e nós somos apenas servos desse Grande e Maravilhoso Senhor. Como filhos, servos e adoradores que somos, cabe à nós viver e cantar o que diz Apocalipse 7.12, “O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força, sejam ao nosso Deus, pelo séculos dos séculos. Amém.” 

 

 

Conselho de Hilologia Hinódia e Música

  • Presidente: Rev. Heleno Guedes Montenegro Filho - RR
  • Secretário: Rev. Marcelino Ranuzzi da Silva - MG
  • Executivo: Rev. Claudio Roberto Cardozo - SP

Titulares

  • Profª Adriana Heringer Gomes - SP
  • Rev. Edson Borges - DF
  • Rev. Jairo de Souza Santos Jr. - GO
  • Profª Laura Aimbiré Moraes de Barros - SP
  • Profª. Miriã Brasileiro Silva - PR

 


Entre em contato para agendar um Simpósio Arte e Júbilo no seu Presbitério: