DIVI FILIUS


“Princípio do evangelho de Jesus Cristo, o Filho de Deus” Marcos 1.1

Filho de Deus é um título de nobreza. Cesar, Imperador Romano, era chamado de filho de deus. As moedas da época tinham a imagem de Cesar junto com a inscrição “Divi Filus”, palavras que em latim significam filho de Deus. Marcos diz que Jesus Cristo é o verdadeiro “Divi Filius”. Ou seja, Jesus é o Rei. Jesus é o Rei acima dos reis. Jesus é o Rei que exerce poder sobre as doenças. Ele cura os enfermos. Jesus é o Rei que exerce poder sobre a natureza. Ele acalma o mar. Jesus é o Rei que exerce poder sobre as forças espirituais do mal. Ele liberta os endemoninhados. Jesus é o Rei que exerce poder sobre a morte. Ele ressuscita pessoas.

Mas Jesus dá indicações de que ele é um rei bem diferente dos reis da terra. Ele é o rei humilde, simples, sem grandeza, sem riqueza, sem ostentação. Bem diferente das expressões de grandeza do reino de Cesar. O que queremos? A humildade de Jesus ou a grandeza de Cesar? Quem é o nosso Rei? O Rei humilde ou o rei soberbo?

A qual rei pertencemos? Ao rei que pisa nas pessoas ou ao Rei que lava os pés das pessoas? Cesar dizia: eu mato você na cruz se você não se submeter a mim. Mas Jesus diz: eu morro por você na cruz para você se submeter a mim. As pessoas entram no reino de Cesar por medo do rei. As pessoas entram no Reino de Jesus Cristo pelo amor do Rei.

Giuliano Coccaro