UMP - União de Mocidade Presbiteriana

UMP - União de Mocidade Presbiteriana é uma das Sociedades Internas da IPB que abrange jovens entre 18 e 35 anos com o objetivo de atuar no planejamento de atividades e cuidado com os jovens de cada igreja local e entre diferentes igrejas no país.

“Alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho”

Desde 1930 há relatos de grupos de jovens organizados nas centenas de IPBs no país. A primeira União de Mocidade Presbiteriana organizada foi a da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, em 28 de agosto de 1934. Já em 1936 o Supremo Concílio recomendou que “as igrejas locais, pelos respectivos Conselhos, criassem as Uniões de Mocidade Presbiteriana, apoiando assim o nome escolhido pela UMP Rio. Por isso contamos a idade da UMP a partir da resolução do SC, tomada em julho de 1936.


“É gratificante perceber que o trabalho da Mocidade Presbiteriana está muito além de eventos, ou ações pontuais, ser UMP é viver e fazer para glória dEle, porque nEle vivemos. Como tenho dito, “somos jovens apenas uma vez” e virão dias em que diremos não tenho neles prazer, por isso os convido a fazer desta fase da vida a mais prazerosa possível, dedicando a nossa juventude com toda nossa força, ao trabalho do nosso Deus, a fim de que os homens vejam e glorifiquem ao Pai, o nosso Senhor.”

Presidente: Presb. Matheus Souza

Conheça nossos projetos



Somos todos peregrinos

Esse projeto vem nos trazer à memória a ordem do Senhor no empenho e dedicação àqueles que estão em situação vulnerável e precisam ser assistidos em suas necessidades, em especial os refugiados. Somos chamados a dispensar ao próximo, amor e serviço pleno, em obediência ao mandato do Senhor. Assim, o projeto propõe o despertar da juventude presbiteriana quanto a necessidade de buscar exercer atos de misericórdia para com os refugiados, revelando os valores do reino de Deus.


Conexão missionária

Esse projeto trata-se de intercâmbio missionário, sendo uma oportunidade para o jovem cristão ter vivência com outras culturas, idiomas e conhecer mais sobre como é o trabalho no campo transcultural através de uma parceria da União de Mocidade Presbiteriana – UMP e da Agência Presbiteriana de Missões Transculturais- APMT, além de contribuir com o crescimento e fixação do trabalho já existente. O projeto pode ser evangelístico ou profissional.


Amado Timóteo

O Projeto Amado Timóteo incentiva jovens da IPB a se aproximarem de pastores, seminaristas, obreiros e líderes de sua região oferecendo apoio e suporte. Na prática são feitos atos de carinho e cuidado, seja com um presente, uma pizza ou uma ligação. Também faz parte do projeto a entrega de cadernos, canetas e mochilas da UMP aos seminaristas da IPB. Essa aproximação é benéfica tanto para os jovens quanto para os líderes e para a igreja de forma geral.


UMP sustentável

O cultivo e a preservação da natureza devem fazer parte da vida do cristão. Diante dessa responsabilidade, o objetivo do projeto é mobilizar os jovens da IPB de qualquer lugar para realizarem atividades voltadas à preservação de recursos naturais, como cultivo de alimentos naturais, e ações envolvendo informação e conscientização quanto à importância do tema para nossa saúde e sobrevivência.


DJE

O DJE é o Dia do Jovem Evangelista é um evento no qual a sinodal vai definir o campo do sínodo de maior necessidade e irá juntar os jovens das UMPs locais nessa igreja ou congregação e fazer um dia de trabalho evangelístico no mês de agosto de cada ano.

E não para por aí, a UMP tem muitos outros projetos que envolvem ação social, voluntariado, e estímulo ao conhecimento bíblico e teológico, saiba + visitando o site da UMP.

Mackenzie Voluntário

Até o último fio

Varal Solidário

Salvos pelo Sangue

Jovem monitor

UMP Educação

Diretoria (2022-2026)

Presidente: Presb. Pablo de Matos Nogueira - SP
Vice Norte: Lilian Lopes Olive - RO
Vice Nordeste: Diác. André Clímaco Ximenes - PE
Vice Centro-Oeste: Daniele Dias Macedo - DF
Vice Sudeste: Marcos Vinícius Tavares Vieira - ES
Vice Sul: Dâmaris Cristina Berbert Costa - PR
Secretário Executivo: Presb. Jushab Hesed Teixeira de Melo Antunes - PE
Primeiro Secretário: César Costa da Silva - PB
Segundo Secretário: Diác. Lucas da Silva Grion - RJ
Tesoureira: Juliana Klemba Bristot Oliveira - SP


Contato

Site: http://ump.org.br